Quiénes somos


UMCOLETIVO é uma Associação Cultural, fundada em 2013, que desenvolve atividades no âmbito da criação artística, tendo como eixos a relação com o território, a exploração plástica da palavra e a convocação do público para o epicentro do objeto artístico – onde transversalmente se encontra uma ideia de reescrita, de tempo real e de voz.

Após desenvolver uma forte relação com Elvas, local onde estivemos sediados até 2022, fomos responsáveis de muitas das atividades desenvolvidas na cidade, nomeadamente o “ACTO – Festa do Teatro em Elvas” e o “A Salto – Tomada Artística da Cidade de Elvas”. Além disso ainda desenvolvemos um projeto piloto na Escola Básica de Vila Boim com o acompanhamento científico da artista e investigadora Simone Donatelli, através de um protocolo com o PNA e a OEI.

Em 2022, o UMCOLETIVO decidiu seguir um novo rumo, levando a sua arte até ao Convento de Santa Clara em Portalegre, onde atualmente está sediado juntamente com o Teatro do Convento.

Os nossos projetos de criação procuram cada vez mais a simbiose com os vetores do desenvolvimento de novos públicos e da programação. Entendemos o espaço de construção artística como um lugar partilhado, horizontal e aberto – uma estufa de afetividade e democracia, onde somos minuciosos a explorar ideias e a levantar questões.

Ancorados na ideia de construção de vias de reciprocidade artística e afetiva, dentro dos território e entre territórios, Portalegre e Elvas, trabalhamos continuamente com as escolas rurais do Agrupamento de Escolas José Régio, no desenvolvimento de competências artísticas a nível da fruição e criação junto de alunos, professores e funcionários desta comunidade educativa.

Colaboramos ainda com a Sílaba Dinâmica no desenvolvimento do projeto LUNGO DROM, que pretende minorar clivagens e comunidade cigana e sociedade maioritária, criando um Museu Nómada – com o apoio da Gulbenkian e da La Caixa através do programa PARTIS & Art for Change.

Penelope

Relativamente às nossas criações apresentadas destacam-se:

  • Inercia (2015 - a partir do texto inédito de Fernando Pessoa)
  • Tres hermanas (2016 - prémios TIME OUT Lisboa Melhor Espetáculo e Melhor Atriz)
  • Tormenta (2019 - convite do CCB - Fábrica das Artes)
  • Las mil y una noches (2022 - 2026 - Projeto de folgo a partir da escrita feminina do sec. XX)
  • Armada Invencible (2023 - co produção com São Luiz Teatro Municipal, CAE Portalegre e RTP2)
  • Penélope (2023 - co produção com CAE Portalegre e Teatro Nacional Dona Maria II)